Alimentação no Verão

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No verão devemos priorizar sempre alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, sucos, smothies, legumes refogados, peixes, carnes magras, dentre outros. Devemos ter cuidado com frituras, alimentos industrializados ricos em sódio, excesso de carboidratos, enfim, devemos ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Temos que ter alguns cuidados com alimentos muito pesados e de difícil digestão, isso porque o organismo precisa de energia para manter a temperatura do corpo estável e não deve perder essa energia com a digestão, se você consome um alimento muito pesado a digestão fica lenta e a temperatura do corpo instável.
Devemos ter uma maior atenção com alimentos que estragam facilmente como maionese, creme de leite, ovos, peixes crus, salpicão, mantenha sempre uma boa refrigeração pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Além disso, escolha locais que apresentem boas condições de higiene, principalmente ao escolher consumir frutos do mar e pescados, procure saber a procedência dos alimentos.
revista-simbolo-alimentacao-no-verao-2As saladas são ótimas fontes de vitaminas e fibras, evite acrescentar produtos como maionese, queijos cremosos e molhos industrializados, devido ao alto valor calórico e à quantidade de gordura que apresentam. O ideal é que estes molhos sejam substituídos por limão, azeite de oliva extravirgem e temperos naturais tais como cebolinha verde, alho poró, manjericão, hortelã, alecrim, dentre outros.
Temos que cuidar com o excesso de sal, pois no calor a tendência à retenção hídrica é maior e com o excesso de sódio só piora, sem falar nos danos que o excesso de sódio causa para a saúde. Temos que buscar ingerir mais, água, chás e sucos naturais para se manter hidratado. Para quem não consegue ingerir muita água, uma dica é incluir especiarias tais como canela, cravo, gengibre, hortelã, deixando a água mais saborosa (água aromatizada), também pode optar por chás naturais gelados e água de côco com moderação. As frutas que são mais ricas em água são o melão, melancia, laranja, maçã, picolés de fruta feito em casa, só temos que ter um cuidado para não consumir em altas quantidades estes alimentos, pois o excesso deles engordam. Dê preferência ás frutas que tem um índice glicêmico médio como maçã, pêra, morango. Uma dica é consumir sempre 1-2 unidades de alguma fruta oleaginosa (castanha do Pará, nozes, amêndoas, pistaches) antes de consumir qualquer fruta in natura, pois ela retarda a absorção do açúcar da fruta, a frutose, além de promover uma saciedade maior.
E atenção para quem não dispensa aquela cervejinha no fim do dia, a bebida alcoólica é caloria vazia, engorda e não traz nenhum benefício, além de desidratar e causar retenção de líquidos. A cada 1 copo de cerveja você deve consumir 2 copos de água, então caso for consumir faça essa compensação.
Outra boa opção é o suco verde que possui efeito diurético, desintoxicante, diminui a retenção hídrica, é rico em vitaminas e minerais, antioxidante e adicionando sementes de chia ou linhaça também ajudará no bom funcionamento do intestino.
Além de adquirir uma alimentação balanceada e equilibrada, é essencial fazer algum exercício físico que lhe agrade, pelo menos 45 minutos por dia, pode ser caminhada, bicicleta, ou o que quiser, isso vai lhe garantir um melhor bem estar, qualidade de vida e consequentemente uma melhora da saúde.

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Nutricionista CRN²- 10264 D Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Avaliação e Acompanhamento Nutricional Plano Alimentar Personalizado Reeducação Alimentar/ Emagrecimento / Ganho de massa magra / Performance Esportiva Fone: (51) 98081034

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