ALIMENTOS FUNCIONAIS

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Alimentos funcionais são aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneçam benefício à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças não transmissíveis, como obesidade, hipertensão, osteoporose, diabetes e câncer, dentre outras. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas. Isso ocorre porque em sua composição são encontrados compostos bioativos, capazes de atuar nos processos metabólicos, prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas. Dessa forma, está cada vez mais claro que existe uma relação entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.

  Entretanto, os alimentos funcionais sozinhos não podem garantir uma boa saúde. Hábitos alimentares adequados como o consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool) passam a ser peça chave na diminuição do risco de doenças e na promoção de qualidade de vida, desde a infância até o envelhecimento.

Veja na tabela abaixo alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde.

 

SUBSTÂNCIA FONTES ALIMENTARES BENEFÍCIOS À SAÚDE
Ácidos graxos ômega-3 Peixes de águas frias com alto teor de gordura; óleos vegetais (linhaça). Prevenção de doenças cardiovasculares; prevenção e controle de doenças autoimunes e inflamatórias.
 Esteróis/estanóis vegetais Milho, soja, trigo. Redução do risco de doenças cardiovasculares; diminui a absorção do colesterol.

 

 

 

 

Flavonóides

Uva, amora, framboesa, frutas cítricas, brócolis, repolho, chá verde, soja. Efeito antioxidante – ação sobre a formação de radicais livres e diminuição dos níveis de LDL-colesterol* alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa.
Antocianinas Frutas em geral (principalmente em frutas vermelho escuras e roxas) Prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.
Catequinas Uva, morango, chá verde, chá preto. Atividade antioxidante e inibição da formação de ateromas; prevenção de certos tipos de câncer.

 

Limonoides Frutas cítricas Estímulo à produção de enzimas protetoras contra o câncer, e redução do colesterol.
Resveratrol e quercetina Casca de uva, vinho tinto, maçãs. Redução do risco de doenças cardiovasculares; inibição da formação de carcinógenos, coágulos e inflamações.
 Isoflavonas Soja, leguminosas, amendoim, alcaçuz, legumes e ervilha. Alívio dos sintomas da menopausa; redução do risco de doenças cardiovasculares e osteoporose; redução do risco de câncer de mama e próstata.
Proteínas da soja  Soja e derivados Redução do risco de doenças cardiovasculares.
Betaglucana Aveia, cevada, legumes e outros grãos. Controle da glicemia e do colesterol sérico.

 

Isotiocianatos Brócolis, repolho, couve-flor, rabanete e folha de mostarda. Aumento da atividade de

enzimas (tipo 2) protetoras contra carcinogênese.

Licopeno Tomate, goiaba, melancia. Atividade antioxidante; redução do risco de doenças cardiovasculares; proteção contra câncer, principalmente próstata.
Luteína e zeaxantina Folhas verdes (luteína) pequi e milho (zeaxantina) Manutenção de uma boa visão.
Lignanas Linhaça Inibição de tumores; hormônio dependentes.
Sulfetos alílicos (alil sulfetos) Alho e cebolas Redução do risco de doenças cardiovasculares; estímulo à produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico.
Fibras/prebióticos (fibras insolúveis e solúveis frutooligossacarídeos, inulina, etc.)  Grãos integrais, frutas e vegetais em geral. Melhora da saúde intestinal; redução do risco de câncer do cólon; controle do colesterol.
Probióticos (bifidobactérias e lactobacilos) Leites fermentados, iogurtes, etc. Melhora da saúde intestinal; redução do risco de câncer do cólon; melhora da intolerância à lactose.

 Uma alimentação equilibrada e variada, incluindo diariamente todos os grupos alimentares na proporção correta, fornecem alimentos com propriedades funcionais naturais mantém a saúde em dia e faz a prevenção de muitas doenças.

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Nutricionista CRN²- 10264 D Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Avaliação e Acompanhamento Nutricional Plano Alimentar Personalizado Reeducação Alimentar/ Emagrecimento / Ganho de massa magra / Performance Esportiva Fone: (51) 98081034

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