AVIGNON

0
991

Provence, França

 

image1

   Cidade da França, capital do departamento de Vaucluse, à margem do Ródano. Aproximadamente com uma população acima de 100.000 habitantes, Avignon é um grande centro turístico (acervo artístico, festival anual de teatro) e comercial. Cidade universitária.

        Colônia latina, cidade da Provença, famosa na Idade Média como residência do papado no exílio durante o século IV e ainda cercada pelas muralhas que foram construídas nessa época. Tornou-se a cidade dos papas de 1309 a 1376, que a fizeram ativa e monumental.

image2

       A história dos primeiros tempos de Avignon foi bastante tempestuosa, porquanto foi severamente hostilizada tanto pelos bárbaros do norte quanto pelos sarracenos antes de ficar ligada sucessivamente aos reinos de Borgonha e de Arles e aos domínios dos condes da Provença, Toulose e Forcalquier.

           Embora a cidade obtivesse status republicano no final do século XII, viu-se desmantelada em 1226 por Luiz VIII em conseqüência de seu apoio aos albigenses, e também foi forçada a submeter-se aos condes de Toulouse e Provença em 1251.

image3

         Em 1309, o papa Clemente V escolheu Avignon como sua residência, e em 1348 a cidade foi vendida a Clemente VI por Joana, condessa da Provença, daí a Cúria ter permanecido em Avignon até Gregório XI regressar a Roma em 1377.

image4

       O período de 1309 – 1377 é vezes conhecido por cativeiro ou exílio babilônico. Avignon permaneceu como possessão papal após o regresso a Roma e só viria a ser anexada ao reino da França em 12 de junho de 1790, quando votou por sua anexação. Oficializada somente em 1797, sua cessão por Pio VI.

image6

        De 1378 a 1417, foi residência dos papas ditos “de Avignon”, rompidos com Roma quando ocorreu o Grande Cisma do Ocidente. Dois anti-papas residiram também em Avignon, Clemente VII e Bento XIII, este último até sua expulsão e fuga para a Espanha em 1408.

image7

 

image8

 

Ponte Saint Bézenet

       Conhecida em todo mundo graças à célebre canção. A Ponte de Avignon ou Ponte Saint Bénezet é uma verdadeira proeza técnica. Sua construção começou em 1177, foi arrasada várias vezes pela cheias do Rio Rhône ou Ródano, e foi abandonada definitivamente  no século 17.

image9

        Esta ponte, tantas vezes destruída e volta a ser construída, sofreu os caprichos do rio ao longo dos séculos. Ao final do século XVII se decidi não voltar a construí-la, e desde então só conserva 4 arcos dos 22 originais. A Ponte é um emblema e a memória da região.

image10

Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO

image11

 

image12

 

image13

        Le Palais dês Papes, o Palácio dos Papas, residência dos pontífices no século 14, é o mais importante palácio gótico.

image14

 

image15

        No rochedo de Doms, catedral romântica e palácio fortaleza dos papas do século XIV: o austero Palácio Velho de Bento II, completado pelo Palácio Novo de Clemente VI (afrescos executados sob a direção de Matteo Giovannetti, de Viterbo).

image16

 

Comentários no Facebook