Canoas sedia Exercício BVR que movimentará os céus do RS

0
274

Nas próximas duas semanas, mais especificamente de 1° a 16 de abril, a Ala 3 (antiga Base Aérea de Canoas), sediará um grande exercício aéreo de combate a grandes distâncias. A operação objetiva adestrar pilotos, controladores e equipes de solo para executarem missões de combate, avaliando performance e reação à ameaça com o emprego de mísseis BVR.

Do inglês,BVR significa Beyond Visual Range, ou seja, além do alcance visual. Essa tecnologia proporciona aumento do elemento surpresa e mais segurança ao piloto, que consegue operar de uma distância maior, o que dificulta o contra-ataque.

Durante o exercício o fluxo será intenso no aeródromo de Canoas, com pousos e decolagens nos períodos diurno e noturno, podendo ser percebido pela população de Canoas e também no litoral gaúcho, pois além da região, o sobrevoo ocorrerá também no oceano. Dentre as aeronaves participantes estão os caças F-5MeA-1M, além da aeronave radar E-99, R-35;o gigante KC-130, que realiza reabastecimento em voo para outras aeronaves e o helicóptero H-36 Caracal para missões de busca e salvamento (SAR –Search and Rescue).

A operação é considerada de nível nacional, pois participam esquadrões de voo de Manaus, Anápolis, Campo Grande-MS, Rio de Janeiro- RJ e Santa Maria -RS, demandando um grande esforço logístico.

Manobras como esta são indispensáveis para a Força Aérea Brasileira manter sua capacidade de desdobramento, ou seja, estrategicamente ser capaz de se mobilizar para qualquer região do país com homens e máquinas altamente preparados para atuarem em um alto nível de integração e excelência.

Fonte: Ala 3, da FAB, Por Tenente Fabiana Cintra.

SERVIÇO que:FAB realiza Exercício BVR – treinamento aéreo militar de combate a longas distâncias. Quando: De 1º a 16 de abril de 2019. Onde: Pousos e decolagens de Canoas, na Ala 3 e sobrevoos entre Canoas, litoral gaúcho e sobre o mar.

IMPRENSA A Ala 3 disponibiliza acesso à imprensa para cobertura do Exercício BVR mediante sua assessoria de imprensa pelos contatos scs.ala3@gmail.come (51) 3462.5055 e (51) 3462.5009.É necessário agendamento prévio com breve pauta. Haverá briefing no dia da visita referente às restrições de acesso e captura de imagens.Para a liberação do acesso é necessário informar: -Nome completo e RG (todos, incluído motorista/repórter/fotógrafo/cinegrafista);-Informações do veículo: marca, modelo e placa.

Acesso: Ala 3, localizada na Rua Augusto Severo, 1700. Bairro Nossa Senhora das Graças. Canoas- RS.

Comentários no Facebook