CARINHOS D’ALMA – O feminino sagrado

0
633

Exposição de PATRÍCIA KRUG

 Hospital Mãe de Deus Center – Carlos Gomes em Porto Alegre – RS

Patrícia Krug estará em Porto Alegre para a abertura da exposição que destaca imagens do feminino, no dia 9 de dezembro, às 20 horas. Mostrar sua obra num espaço que trata da saúde alia a intenção primeira de apresentar ao público a produção da artista (que poderia ficar restrita ao circuito das galerias de arte) ao objetivo de sensibilizar tanto quem busca alívio para suas dores, como os profissionais da saúde, que lidam com situações cotidianas em que a vida precisa ser preservada com os recursos da ciência e da tecnologia, sem perder a capacidade de lidar com a emoção e acolher a expressão do que não está aparente.

image004

Para essa exposição foram selecionadas dez telas (reproduções de pintura com tinta acrílica) que ficam à disposição do olhar de quem circula pelo Hospital Mãe de Deus Center, na Avenida Soledade, 569, até o dia 30 de dezembro. Intervenções em espaços semelhantes têm sido feitas com destaque para a exposição realizada em 2014, no mês de prevenção e atenção ao tratamento do câncer, no Hospital Metropolitano em Serra, no Espírito Santo.

Patrícia é uma artista autodidata, criando sua linguagem expressiva sem formação acadêmica. Portadora de doenças autoimunes, ela retrata em cores vivas aspectos do humano, em especial do feminino, chamando a atenção para sentidos captados do inconsciente, do ser emocional e não da lógica concreta e mental à qual estamos expostos a maior parte do tempo. Usa a cor conferindo vivacidade aos trabalhos e força na expressão que oferece imagens que brotam do inconsciente. É o que se costuma buscar na arteterapia, onde ela descobriu sua capacidade de pintar. Em junho do ano passado Porto Alegre recebeu pela primeira vez uma exposição que teve a presença da artista, no Café Absoluto, e uma pequena mostra de sua obra esteve presente recentemente na cidade, no Hotel Embaixador, no Simpósio MPS Sul 2015, realizado pelo Instituto Genética para Todos.

Desde a primeira exposição pública, que aconteceu em 2012, no Museu Inimá de Paula em Belo Horizonte, a artista mineira radicada no Espírito Santo vem conquistando reconhecimento e ampliando seu público com exposições simultâneas na Europa e no Brasil. Em 2015 expos em fevereiro em Portugal, onde participa novamente de uma mostra coletiva na cidade do Porto, que abre dia 5 de dezembro. Em junho sua obra esteve em Roma, no mês de setembro em Toulouse, na França e encerra temporada em Berlim, de 16 a 19 deste mês. Na Europa conta com Curadoria de Geni Settanni, da Waylight.

A realização da exposição Carinhos D’alma – O feminino sagrado tem curadoria de Claudia Regina da Silva, realização do Clube Arte para Todos, Lzricco Conteúdo e Design, e Mãe de Deus Center – Carlos Gomes. Para saber mais sobre a artista e sua trajetória: Dor Sentida em Arte http://dorarte.wordpress.com/sobre/ e catálogo virtual http://issuu.com/claragontijo/docs/patriciakrug.

Lizi Ricco
Assessora de Comunicação

Lzricco – Escritório de Comunicação
Av. Lajeado, 392/05 B. Petrópolis Porto Alegre/RS
(51) 3209.9879 –
 9338.6335

Comentários no Facebook