Ciladas Nutricionais

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De alimentação saudável todo mundo entende um pouco, mas existem algumas ciladas que enganam muita gente…

– “Não bebo mais refrigerante, agora só bebo suco (de caixinha)!”
Não se deixe enganar! A grande maioria desses sucos (na verdade néctar ou refresco), além do baixo conteúdo de fruta, ainda possui a mesma quantidade de açúcar dos refrigerantes.

– “Produtos diet e light!”
Não adianta reduzir as calorias dos produtos consumidos, sem controlar a quantidade (para compensar a falta de açúcar ou gordura nestes produtos, é comum consumi-los em maior quantidade) e aumentando o consumo de aditivos químicos (corantes, conservantes, edulcorantes) que irão contribuir para a inflamação do organismo e dificultar a perda de peso.

– “Produtos sem glúten e sem lactose!”

Esses produtos são destinados a condições clínicas específicas. Alguns deles podem ser carentes em fibras, ricos em aditivos químicos e ainda conter gordura hidrogenada. É importante a leitura do rótulo para classificar um produto como saudável ou não.

– “Vou levar esse produto que é enriquecido com 1 milhão de vitaminas e minerais!”

Algumas vezes esses nutrientes são oferecidos em proporções desequilibradas e de baixa biodisponibilidade. Reduza esses produtos e priorize frutas, verduras e legumes! Esses alimentos oferecem as vitaminas e minerais que precisamos, sem sal, açúcar ou gordura de adição.

– “Cuidado com os iogurtes!”
A maioria desses produtos vendidos nos mercados são bebidas lácteas e não iogurtes que, entre outras coisas, podem apresentar adição de gordura vegetal. As bebidas lácteas são ricas em gorduras, para dar cremosidade, possuem corante, que dão o tom desejado, e saborizantes, uma vez que fruta mesmo a maioria não contém. Sem falar no açúcar. As opções saudáveis de iogurtes são os naturais, sem açúcar e corantes, que você pode comer com fruta e, se quizer, adoçar com mel ou adoçante.

 – “Pratos congelados uma refeição mais prática e rápida?!”
O processo de congelamento não prejudica o alimento, mas sim as substâncias que são usadas para aumentar a durabilidade dos produtos. Entretanto, há diversas marcas no mercado que são mais saudáveis e podem, eventualmente, ser uma boa opção. Fique atento ao rótulo e tome cuidado com ingredientes ruins para a saúde, como farinha de trigo.

– Será que o peito de peru é mais saudáve?!”
Muitos acreditam que o peito de peru é uma excelente alternativa ao presunto. Saiba porém, que ambos são uma mistura de carne e pele de animal e possuem a mesma quantidade de sódio, conservantes e corantes. Para piorar, algumas marcas utilizam como conservante o nitrato, substância que, segundo pesquisas, pode causar câncer. “O ideal é trocá-los por frango desfiado, atum em lata ao natural (em água) ou queijo cottage, todos fontes de proteína magra”.

– “E as sopas industrializadas?!”
Aqui faltam nutrientes e fibras, e sobram sódio e conservantes. Para se ter uma ideia, um pacotinho de sopa costuma ter mais que o dobro de sódio que se recomenda consumir o dia todo.  Deixe a preguiça de lado e faça a sua sopa. Há várias receitas gostosas e bem fáceis de fazer.

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