Cinquentenário da APAE Canoas

0
1509

Durante Jantar na Casa de Eventos Blue Moon, foi celebrado os 50 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Canoas, com a presença de autoridades, amigos, familiares, pessoas ligadas diretamente a entidade e imprensa local. Um evento maravilhoso, realizado com muito brilho e carinho.

Em sua fala o presidente da APAE Canoas lembrou que a entidade vive um processo de intervenção, iniciado em maio de 2016 pela Federação das APAES do Rio Grande do Sul. Bogado destacou a importância do comprometimento da equipe e agradeceu a todos os colaboradores. Segundo ele, 90% dos recursos são oriundos do poder público – a entidade mantém três convênios com a Prefeitura de Canoas (dois com a Secretaria de Desenvolvimento Social e um com a Secretaria Municipal da Educação). “A dependência do dinheiro público não permite a ampliação do atendimento”, ponderou. Para aumentar os recursos, a entidade lançou a campanha 1.000 Amigos, que busca a adesão de colaboradores, pessoas físicas ou jurídicas, que se comprometam em fazer contribuições mensais para ajudar a instituição.

Referência no atendimento à pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, a APAE Canoas presta atendimento multidisciplinar na área da saúde, educação e assistência social. Atua nas áreas da estimulação precoce, psicologia, pedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e mediação da inclusão escolar. Atualmente, atende 278 pacientes diretos e seus familiares. Além dos atendimentos individuais, existem os grupos de convivência e são desenvolvidas ações que visam a inclusão social.

A construção da sede própria da APAE, que ficará no bairro Moinhos de Vento, foi eleita a Obra da cidade no Orçamento Participativo (OP) 2014/2015, sendo contemplada com R$ 1 milhão. Enquanto a obra não é realizada, a entidade atende na sede provisória localizada na Avenida Santos Ferreira, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Fotos do evento cedidas por VIP IMAGEM.

Comentários no Facebook