Como Lidar Com Um Adolescente

0
1310

Para você, que quer entender um pouco do que se passa na cabeça dos adolescentes, quer se dar bem, ou conviver melhor (obs.; muitas de nossas atitudes não têm explicação).

  1. Nunca chame um adolescente de criança; sério, isso pode parecer pouco para alguém surtar ou até mesmo perder a cabeça, mas é uma coisa que nós nos irritamos, bastante!
  2. Não o proíba te tudo; não estou dizendo, que deve deixá-lo fazer tudo, mas pense melhor sobre o que ele (a) te pede, antes de dizer não, mas se não tiver jeito, tente explicar o porquê do “não”, assim talvez não o deixe com uma impressão que você e aquele pessoa chata, que o proíbe de tudo (realmente não gostamos de ser contrariados, mas eu sei que as vezes e necessário).
  3. Dê mais liberdade a ele; deixe-o sair mais vezes, eu sei que na hora você pensa em como está perigoso os lugares hoje em dia, não estou discordando, realmente está bastante perigoso, mas procure saber aonde ele (a) vai, que horas vai voltar etc., e essas informações vão deixar você mais tranquilo, e assim deixando, se for o caso, seu (a) filho (a) mais feliz também.
  4. Seja mais aberto com ele(a); assim nós provavelmente iremos nos abrir mais também, mas caso não aconteça, peça para ele (a) se abrir mais com você, e quando perceber que estamos diferentes insista em saber porque, às vezes, achamos que ninguém se importa com a gente, mesmo você sendo uma pessoa presente, que está sempre fazendo de tudo para o agradar…
  5. Mas nem sempre o certo é insistir, tem vezes que precisamos de um tempo só para nós.
  6. Nunca trate um adolescente como criança; não, por favor não, se você trata seu filho adolescente como se fosse uma criança de 6 anos, PARE, (caso for uma brincadeira de vocês, ou ele (a) gosta, pule esse número), eu sei que as vezes e difícil entender que “seu filho cresceu”, mas é verdade, e infelizmente nessa fase ele (a) pode não “ligar” muito para sua companhia, e não ser mais aquele “amorzinho de antes “, mas lembre-se que é apenas uma fase.
  7. Tratar um adolescente como criança perto dos amigos; se você quiser que ele (a) fique furioso com você, com vontade de te estrangular, está aí uma ótima maneira disso virar realidade!!, mas como provavelmente não queira que isso aconteça, é melhor não tratá-lo(a) como criança perto dos amigos ou em público.
  8. Para finalizar com chave de ouro; para você que acha que bater no seu filho á a melhor maneira de educar, vou te dar uma dica, a maneira mais fácil desse bicho de sete cabeças (adolescente) te obedecer, não é batendo, e sim tirando o que é mais precioso em sua vida, bom para grande maioria dos adolescentes o que podemos de chamar de “ponto fraco” seria o celular.

Comentários no Facebook