Entenda a boa nutrição

0
1047

Proporcionamos energia ao corpo por meio dos alimentos que escolhemos comer. Eles fornecem os nutrientes essenciais para uma vida saudável e produtiva. A digestão é o processo complexo de reduzir os alimentos para que o corpo possa assimilá-los e usá-los a fim de manter a vida.

Podemos dividir os nutrientes de que o corpo necessita nas seguintes categorias importantes:

Carboidratos: Em uma dieta a maior parte dos carboidratos deve se originar de fontes ricas e não refinadas, como cereais integrais, legumes, frutas e verduras.

Proteínas: Todas as células do corpo contêm proteínas, e a reparação e crescimento de tecidos precisam delas. Produtos como leite e ovos, são boas fontes, mas não as únicas. As leguminosas (feijões) são uma excelente fonte de proteínas.

Lipídeos: São as fontes concentradas de energia, as gorduras. Com frequência ingerimos lipídeos demais porque gostamos do sabor que eles conferem aos alimentos. Muitas pessoas preferem as batatas fritas em vez de cozidas. As castanhas em quantidade moderada fornecem lipídeos de excelente qualidade.

Vitaminas: São componentes orgânicos essenciais da alimentação, necessários em pequena quantidade para o crescimento e as atividades normais. A maioria está naturalmente presente nos diversos alimentos.

Minerais: Esses elementos inorgânicos são vitais para a saúde. É fácil obtê-los em alimentos de origem vegetal e animal.

Antioxidantes e fito nutrientes: Substâncias que protegem o corpo de doenças e de alguns efeitos do envelhecimento. Podemos encontrá-las principalmente nos cereais integrais, nas frutas, verduras e castanhas.

Você necessita de todas essas categorias de alimentos a fim de desfrutar boa saúde. O segredo está na combinação delas.

Comentários no Facebook