Equipe de urologia do Graças recebe médico europeu

0
2161

O Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu uma visita ilustre na manhã desta terça-feira, 01. O Urologista Dr. Luis Xambre, de Portugal, compareceu à instituição para a realização de quatro cirurgias de correção de incontinência urinária com a equipe de Urologia do Graças, utilizando o método do Mini Sling e Sling masculino.

Esse tratamento consiste em colocar uma tela para sustentar a uretra do paciente. Com isso, há uma fibrose e consequentemente a melhora dos sintomas de perda.

Segundo o Dr. Luiz Xambre, do Centro Hospitalar Porto Vila Nova de Gaia, sua visita consistiu em treinar técnicas de introdução na colocação do mini sling, que é extremamente adaptável, possibilitando ajuste intraoperatório e pouca dor ao paciente. Além disso, há menos possibilidade de iatrogenia e a recuperação é mais rápida.

“Dr Luis tem uma vasta experiência nesses procedimentos e veio ao Brasil acompanhar-nos durante os procedimentos, possibilitando a troca de experiências entre os profissionais.”, explica Dr. Luciano Zuffo, chefe da equipe de Urologia no Graças – que é referência para o município de Canoas no atendimento SUS e convênios.

Os pacientes tiveram alta no mesmo dia e serão acompanhados pela equipe de urologia.

Na foto, a Ginecologista Dra. Bianca Ponce e os Urologistas Dr. Rodrigo Blaya, Dr. Luis Xambre, Dr. Luciano Zuffo, Dr. Luis Augusto Tarrago, Dr. Marco Antônio Figueiró (acima), Dr. Juliano Spada, Dr. Leonardo Zanuz e Dr. Fernando Balestro (abaixo).

Saiba mais sobre a Incontinência Urinária

Estima-se que mais de 8 milhões de brasileiros tenham incontinência urinária, problema que pode acometer homens e mulheres de todas as idades, raças e níveis socioeconômicos. Mulheres são mais predispostas do que homens. Entre as pessoas com idade superior a 60 anos, acredita-se que de 30 a 60% tenham essa condição, sendo que entre os idosos que vivem em casas de repouso, pelo menos 50% apresentam perda involuntária de urina.

O tratamento pode ser clinico, com o uso de medicamentos, comportamental com a ajuda de fisioterapia ou cirúrgico.

Uma das causas da incontinência urinária masculina também é decorrente de pacientes com câncer de próstata, que realizaram cirurgia.

Att,

Marta Reckziegel

Assistente de comunicação.

Fone : (51) 2102-1041

www.gracas.org.br

 

Comentários no Facebook