Expoagas 2015 contabiliza R$ 409 milhões em negócios

0
712
Foto: Cauê Nascimento.
Abertura da Expoagas 2015.

Recheada de atrações como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, a atriz Cláudia Alencar e os músicos da Família Lima, dentre outros conferencistas, a programação da 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados abordou temáticas como a ética, o trabalho em empresas familiares, o empreendedorismo e vendas. Na programação técnica, voltada para profissionais da operação do setor, estiveram em evidências assuntos como redução de custos, cuidados com a aplicação da logística reversa e minimização de desperdícios

A Expoagas 2015, que ocorreu no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, chegou ao final sublinhando as tendências do setor supermercadista e destacando as apostas da indústria para o segundo semestre deste ano. Realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados, a feira apresentou ao varejo mais de 800 lançamentos, e encerrou com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 409 milhões – o que representa um crescimento de 11% sobre a edição anterior do evento e uma venda média de R$ 1,19 milhão por empresa expositora. O resultado positivo foi puxado por fornecedores de produtos de higiene e limpeza, de laticínios e de alimentos, e evidencia uma preocupação crescente dos consumidores gaúchos com produtos “saudáveis” e que proporcionem bem-estar.

Segundo dados apurados pelo Instituto Methodus nos dois primeiros dias da feira, 47,8% das vendas concretizadas na Expoagas 2015 foram junto a varejistas gaúchos, 40,3% a compradores de outros estados brasileiros e 11,7% junto a companhias de outros países. De acordo com os expositores entrevistados, aumentar as vendas, fixar sua marca no mercado e conquistar novos clientes foram os três principais motivos da participação no evento. A pesquisa foi realizada junto a 100 expositores da mostra, sendo 79% da indústria, 8% do comércio e 13% do setor de serviços. Conforme estimativas da Agas, 44,1 mil pessoas terão passado pelos corredores do Centro de Eventos da Fiergs ao final da feira, número 9% superior ao ano passado, representando 6,3 mil empresas diferentes – um crescimento de 18% no número de CNPJs em relação a 2014. Entre os visitantes, 82% são varejistas. “O comerciante é um otimista por natureza e, em momentos de instabilidade econômica como este, está em busca de oportunidades para crescer. É isto que a Expoagas proporciona, mais negócios, qualificação e novas parcerias”, destaca o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.

Tradicional termômetro dos hábitos de consumo dos gaúchos, a feira evidenciou sobretudo novidades em alimentos sem gordura trans, sem glúten, sem lactose ou com menor teor calórico. “É um nicho em crescimento, assim como as cervejas artesanais, que estiveram pela primeira vez na feira”, destaca Nicolini. Na área de tecnologia, soluções que garantem a segurança das empresas e dos consumidores, como máquinas facilitadoras de troco e cofres inteligentes, foram atração.

Questionados pelo Instituto Methodus sobre a movimentação de negócios nos estandes, 71% dos expositores informaram que realizaram negócios com profissionais de outros setores, que não supermercados. Os segmentos mais citados pelos fornecedores participantes da feira foram, pela ordem, restaurantes (56%), padarias (51%) e lojas de conveniência (42%). Segundo a pesquisa, 86,5% dos 344 expositores da Expoagas 2015 pretendem voltar à feira em 2016. As empresas expositoras ouvidas apontaram que, em média, as vendas na Expoagas representam 17,7% do total do faturamento de agosto. 73,5% dos expositores ampliaram a carta de clientes nos dois primeiros dias da feira e 99% atribuíram à Expoagas 2015 a classificação de muito importante ou importante para o desenvolvimento da sua companhia.

A Expoagas 2016, que terá o tema “35 Anos – Tradição em Bons Negócios”, ocorrerá de 23 a 25 de agosto do ano que vem no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Fonte: Assessoria de Imprensa da Expoagas: Francisco Brust.

Foto: Cauê Nascimento.

Comentários no Facebook