Figuras de linguagem dominam tendências no Outono/Inverno 2017

0
1024

O resgate das figuras de linguagem é a principal marca das coleções que estarão presentes no Outono/Inverno 2017. A indicação foi apresentada pela consultora especializada em gestão de marcas e negócios para o setor joalheiro, Marcia Croce, durante o workshop “Direções Criativas Outono/Inverno 2016/2017”, em (19/10).

O evento foi realizado na sede da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), em parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e SENAI-SP. “Comunicar é compartilhar, é uma forma de se expressar. Quando nos comunicamos, queremos que as pessoas entendam a intensidade do que estamos propondo. A linguagem, assim como as tendências, evolui. Já é possível acreditar em uma forma única de comunicação mundial daqui alguns anos”, explica Marcia.

A apresentação, baseada no caderno Senai Mix Design, apontou três principais tendências: o eufemismo cotidiano; a hipérbole do eu; e, a prosopopeia. “Até 2020, 90% da população brasileira viverá em grandes centros. Como fazer para amenizar esta realidade? Alguns aspectos estão em voga como a mobilidade urbana; os espaços revitalizados; a alimentação saudável; a tolerância e o auxílio aos refugiados”, destaca a especialista.

Dentro deste conceito, as peças deverão contar com a presença da ágata bruta, cristais e morganita. Além disso, as joias não deverão apresentar um acabamento sofisticado e a cartela de cores traz tons mais suaves.

Ao contrário da primeira tendência, a hipérbole do eu possui uma postura mais agressiva ao mesmo tempo que traz aspectos delicados e suaves. “Este conceito vem para dizer um basta aos rótulos; ao preconceito; reafirma o empoderamento; e, também, traz um cuidado com os animais de estimação”, aponta a consultora.

As peças deste conceito trazem cores intensas com uma presença maior do preto e do dourado.

Já a prosopopeia digital tem como objetivo ressaltar a inteligência e passar o sentido de memória a joia. Após a apresentação teórica, os participantes realizaram uma atividade prática aplicando os conhecimentos repassados. Colaboração da Assessoria de Imprensa e edição de Leci da Silva.

Foto: Francine Malessa

 

Comentários no Facebook