Marcus Dias, Diretor do Reputation Institute Brasil, fala sobre Imagem e Reputação, na Sede da ADVB/RS

0
744
Foto: Arquivo da entidade.

Programa de Extensão em Comunicação Corporativa, promovido pela entidade de maio a outubro de 2015, traz Marcus Dias, Diretor executivo do Reputation Institute Brasil.
Especialista e Diretor executivo do Reputation Institute Brasil, Marcus Dias comandou os primeiros módulos do Programa de Extensão em Comunicação Corporativa, promovido pela ADVB/RS, que ocorre de maio a outubro deste ano. O ciclo teve início com a palestra “Imagem e Reputação”, em (13 de maio), “Relações com a Imprensa” (25 de junho) e “Public-affairs – Relações Governamentais e Institucionais” (16 de julho); a programação completa são seis módulos. As palestras ocorrem das 8h30min às 17h30min, na sede da ADVB/RS (Rua Celeste Gobbato, s/nº – Praia de Belas); os temas integram o Programa de Extensão em Comunicação Corporativa promovido pela entidade. Além de gestão da reputação, o curso ministrado por Dias tratou de gestão de crise, sustentabilidade e mensuração da reputação de uma marca.

Existem quatro grandes campos que precisam ser desenvolvidos de forma efetiva, para uma empresa alcançar uma reputação forte: “entender qual a lógica do negócio, ter inteligência competitiva para sustentar a gestão da notabilidade, elencar qual estratégia se vai construir para o gerenciamento da mesma e definir como difundi-la entre os stakeholders”, informa o diretor executivo do Reputation Institute Brasil, Marcus Dias.
O ciclo de capacitações compõe uma solução integrada que a ADVB/RS preparou, reunindo diversas linhas da comunicação empresarial, com o objetivo de explorar as possibilidades da área para a construção de uma identidade capaz de mobilizar, envolver e engajar os diferentes stakeholders de uma organização, discutir as mídias sociais e como elas podem ser aplicadas na construção de relacionamentos, contextualizar o branding no processo de gestão e propor alternativas para o planejamento, execução e avaliação das práticas da comunicação corporativa, entre outros assuntos. Com um total de seis módulos, o programa soma 48h de atualização profissional, que acontece de maio a outubro de 2015.
Voltado para gestores de marca e profissionais de marketing, relações institucionais e comunicação corporativa, o primeiro módulo do curso tem como objetivo destacar a importância da imagem e da reputação como diferencial competitivo para uma empresa. “A notabilidade forte altera a sustentabilidade à medida que se é mais admirado. Por isso, é importante comparar a reputação de um produto, por exemplo, com o da marca concorrente”, destaca Dias. Graduado em Comunicação Revista simbolo pela PUC de Minas Gerais, Mestre em Comunicação Corporativa pela Rotterdam School of Management – Erasmus University, o consultor de Gestão da Reputação reforça que distinguir quais as competências necessárias para o gerenciamento da reputação corporativa são passos estratégicos para fortalecer os negócios de uma empresa. “Admiração, respeito e confiança são aspectos fundamentais para a favorabilidade de uma marca ou produto entre todos os seus pontos de contato”, aponta o ministrante.
De acordo com Marcus Dias, são estas disposições emocionais que garantirão o apoio e alinhamento dos colaboradores, a cobertura equilibrada da imprensa e o interesse dos consumidores. “Grandes organizações no Brasil têm mensurado o nível de reputação de suas marcas”, defende o consultor, referindo-se a uma concentração de empresas com foco em gestão nas regiões Sul e Sudeste, a exemplo de Braskem e Gerdau, que tratam do assunto de forma estratégica e competitiva. Além de gestão da reputação, os módulos já ministrados por Dias trataram de gestão de crise, sustentabilidade e mensuração da reputação de uma marca.

SERVIÇO
Ministrante: Marcus Dias, diretor Executivo do Reputation Institute Brasil.
Inscrições: relacionamento@advb.com.br ou (51) 3290 6300.
Próximos módulos:
1. Mídias Sociais (20 de agosto).
2. Comunicação Interna: Desafios e Soluções (17 de setembro).
3. Branding (19 de outubro).

Comentários no Facebook