MONSARAZ

0
1204

Concelho de Reguengos de Monsaraz

ALENTEJO, ÉVORA, PORTUGAL

A minúscula cidade-fortaleza medieval de Monsaraz se debruça sobre o rio Guadiana na fronteira com a Espanha, na Província de Évora, município de Reguengos de Monsaraz. Desafiando o tempo e contrastando com a harmonia da paisagem alentejana, a histórica vila de Monsaraz impõe sua grandeza.

1

Monsaraz é um museu à céu aberto.
Quando chegamos a Monsaraz encontramos seu magnífico conjunto arquitetônico protegido por uma muralha construída nos reinados de D. Afonso III e D. Diniz.

2

No século VIII, Monsaraz caiu abaixo no domínio do Islã, depois das invasões muçulmanas que ocuparam grande parte da Península Ibérica. Esta passou então a designar-se “Saris El Sarish” e a pertencer ao reino de Badajoz, um dos maiores e principais centros dda cultura árabe. O processo de Reconquista Cristã chega a Monsaraz em 1167, em expedição que partiu de Évora e é liderada por Geraldo Sem Pavor (Sin Pavor).

Reconquistada dos mouros em 1167, pelo aventureiro Geraldo Sem-Pavor, a cidade foi entregue aos Cavaleiros Templários. Sua localização fronteiriça a tornava exposta aos avanços da Espanha, mas em 1381 o ataque partiu de um inimigo inesperado. Os soldados do conde inglês de Cambridge, aliado de Portugal, irritados com a falta de pagamento e a anulação do noivado do conde com a filha de Fernando, descarregaram sua fúria em Monsaraz.

A principal cultura árabe acesso à cidade é pela maciça Porta da Vila. A rua principal, rua Direita, conduz ao castelo. Construído por Afonso III e por D, Diniz no século XIII, como parte das defesas da fronteira, foi reforçado no século XVII. A torre proporciona lindas vistas em todas as direções e em sua base fica o pátio da guarnição, hoje usado para touradas ocasionais.

Vale a pena visitar a Igreja Matriz, do século XVI, na rua Direita, para observar os altares dourados e pilares pintados. As casas dos séculos 17 e 18 ao longo da rua exibem brasões. No gótico Paço da Audiência, atual Museu de Arte Sacra, o acervo inclui vestimentas, livros religiosos e esculturas. Sua antiga função de tribunal de justiça é lembrada por um incomum afresco secular: O Bom e o Mau Juiz.

Arredores de Reguengos de Monsaraz é cercado por vinhedos, a 16 km a oeste, fica no centro das áreas vinícolas da região.

Comentários no Facebook