Pé diabético – Enfermidades

0
2109

O pé diabético é uma série de alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas que ocorrem nos pés de pessoas acometidas pelo diabetes mellitus. Essas alterações constituem-se de neuropatia diabética, problemas circulatórios, infecção e menor circulação sanguínea no local. Essas lesões geralmente apresentam contaminação por bactérias, e como o diabetes provoca uma retardação na cicatrização, ocorre o risco de o pé ser amputado. O pé diabético ocorre pela ação destrutiva do excesso de glicose no sangue. A nível vascular, causa endurecimento das paredes dos vasos, além de sua oclusão, o que faz a circulação diminuir, provocando isquemia e trombose.
• Dedos: podem ser formadas deformidades, que por pressão formam calosidades ulceráveis.

• Sulcos interdigitais: local com facilidade para fissuras e cortes, além da presença de fungos.
• Região distal do pé: metatarsos ulcerados podem levar a osteomielite.

• Região medial do pé: é um local de apoio, sujeito a calosidades.

Você sabe quais são os objetivos de um PROFISSIONAL EM PODOLOGIA APLICADA AO PÉ DIABÉTICO?
Não?
Então vamos entender um pouco sobre este profissional e a necessidade do portador de Diabetes Mellitus procurar este serviço?
O profissional em Podologia Aplicada ao Pé Diabético está especializado para a execução de procedimentos podológicos em portadores de Diabetes Mellitus, popularmente conhecidos como “Pé em Risco” ou “Pé diabético”, a partir da avaliação dos pés com relação às patologias e alterações podológicas existentes, mantendo compromisso com a qualidade, ética e a atuação responsável.
O profissional com especialização em atendimento podológico ao portador de Diabetes Mellitus é o profissional de Saúde que presta serviços podológicos, visando à saúde e bem-estar dos pés.
O profissional pode atuar em gabinete próprio e em equipes multidisciplinares também pode prestar atendimento em ambulatórios de hospitais, clínicas médicas de especialidades como Endocrinologia, Angiologia e Cirurgia Vascular.
A Diabetes Mellitus é uma disfunção metabólica devida a uma deficiência pancreática, que acarreta a não-produção ou a diminuição do hormônio insulina, provocando o aumento do nível de glicose sanguínea (hiperglicemia).
O atendimento ao portador de Diabetes Mellitus requer profissionais com formação especializada e visão direcionada, para que possa melhorar o prognóstico do paciente diabético, portador do pé de risco, integrando-se a uma equipe multiprofissional especializada nesse segmento. Essas equipes e profissionais já atuam em várias clinicas especializadas em Podologia.
A sensibilização dos profissionais da área da Saúde quanto à importância de se agir preventivamente é cada vez maior, por saber os riscos que seus pacientes correm.

 

Comentários no Facebook