PORTUGAL RECEBEU 22,8 MILHÕES DE TURISTAS

0
87

Por:Por:Jornalista e fotógrafo Jefferson Severino, especialista em turismo, viagens, destinos, gastronomia, hotelaria e eventos de turismo.

Foto de Abertura : Azenhas – Alma de Viajante

Portugal segue sendo um dos destinos mais procurados da Europa. Em 2018, o país bateu recorde histórico com a marca de 22,8 milhões de turistas estrangeiros circulando pelo território luso. Os números foram divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) e representam aumento de 7,5% em relação a 2017. O gigante Brasil, que permanece em seu sempre patamar de 7 milhões continua na mesma e é um dos principais emissores de turistas para aquele país, sendo responsável por enviar mais de 1,2 milhão de viajantes, registrando aumento de 13% frente ao ano anterior. Na liderança dos mercados emissores para Portugal, a Espanha continua em primeiro, seguido por Reino Unido, França e Alemanha.

No primeiro trimestre desde ano, as receitas do mercado brasileiro já tinham crescido em cerca de 13% em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados fechados do ano passado, juntamente com os divulgados recentemente, confirmam que o Brasil continua sendo um mercado estratégico para o turismo português, graças ao seu potencial de crescimento. O país foi o principal emissor de turistas para Lisboa no primeiro quadrimestre deste ano, responsáveis pela alta de 20,7% no número de reservas na hotelaria da capital.

                                                   Vista da Ponte D. Luís I

Já os números divulgados pelo Banco de Portugal relativos à Balança de Pagamentos indicam um aumento de 9,7% no saldo do setor de turismo. A receita atingiu a casa dos quase €$ 17 bilhões de euros, e os gastos dos turistas chegaram a cerca de €$ 5 bilhões em 2018. O que eu espero é que um dia os governantes do municípios, estados e do Brasil tenham conhecimento de causa entendam que o turismo é uma gigantesca fonte de divisas. Uma indústria limpa e sem precedentes.

                                                      Fortaleza Berlenga

Comentários no Facebook