Setembro Verde: Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

0
45

Além do amarelo, Setembro também foi pintado de verde. O mês que exaltou os cuidados com nossa saúde mental também trouxe para debate a doação de órgãos. Celebramos no último dia 27, o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. E neste momento, como autor da Lei 5.148/2006, que estabelece em Canoas o Dia Do Doador Voluntário de Medula Óssea, levanto a bandeira desta causa! Doar órgãos é doar vida!

Recentemente tive a oportunidade de conversar com a Enfermeira Lidiane Couto Braz, responsável pela captação de órgãos em nosso Hospital de Pronto Socorro de Canoas. No encontro, Lidiane me passou dados canoenses sobre a doação de órgãos. Nosso HPSC já atingiu o índice de 50 notificações de morte encefálica e 40 doadores em um ano, sendo o primeiro no RS. E no ano de 2019, até o momento foram 30 notificações e 15 doadores. Uma vitória que ainda pode ser muito maior! Por isso, explique a sua família, informe, eles poderão dar voz a sua vontade!

Poder ter esse contato com histórias aqui de nosso município, saber que aqui dentro de nossa Canoas milhares de novas chances de vida são entregues através da doação de órgãos, me faz ver o quão importante é seguir difundindo, alertando e conversando sobre a importância de se declarar doador, de informar nossas famílias de nossa vontade em doar e salvar outras vidas, afinal, eles serão nossa voz para decidir e optar pela doação.

Uma vida que se apaga pode ser a chama que acende a vida de um próximo, seja doador de órgãos! Salve vidas!

Comentários no Facebook