SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS

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  • 1-Amarelos e alaranjados (manga, milho, caqui, pêssego, pimentão, cenoura, laranja, bergamota, abóbora, maracujá):ricos em betacaroteno, substância precursora da vitamina A, micronutriente responsável pelo poder antioxidante desses alimentos, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, a vitamina A é essencial para a saúde ocular e proteção da pele. Outras características individuais: a laranja e o maracujá são ricos em vitamina C, outro poderoso antioxidante, e fibras solúveis que estão na parte branca e auxiliam no emagrecimento;
  • 2-Roxos (berinjela, mirtilo, amora, uva, alface roxo): a cor roxa é a que proporciona os antioxidantes mais potentes ao organismo, como as antocianinas. Elas são conhecidas como substâncias antienvelhecimento, pois auxiliam a pele e outros órgãos a se proteger contra a ação dos radicais livres produzidos no organismo devido a idade, alimentação desequilibrada e fatores ambientais;
  • 3-Verdes (couve, espinafre, rúcula, brócolis, couve, pimentão):são alimentos ricos em vitamina A, cálcio e fitonutrientes como os glicosinolatos que auxiliam o organismo a fazer a desintoxicação hepática. O fígado é um dos mais importantes órgãos do corpo humano e com isso ele precisa estar sempre íntegro e funcionando normalmente. O cálcio presente ajuda no fortalecimento dos cabelos, unhas e ossos;
  • 4-Vermelhos (morango, melancia, goiaba, acerola, ameixa, cereja, tomate, pimentão):a cor vermelha nos indica principalmente a presença do licopeno, outro antioxidante cheio de vantagens. Ele está intimamente ligado a prevenção do câncer de próstata e o tomate é o alimento que mais possui concentração deste fitoquimico. Além disso, a maioria dos alimentos vermelhos ainda possui vitamina A, C, fibras e potencial diurético;

 5-Brancos (abacaxi, cebola, alho, banana, couve flor):pode não parecer, mas eles também possuem inúmeras vantagens, pois são ricos em cálcio e fósforo auxiliando na manutenção dos ossos e dentes, e ações anti-inflamatórias, antifúngicas e anticancerígenas, devido principalmente ao fitoquímico alicina presente no alho e na cebola.

Com isso podemos perceber que quanto mais colorido o nosso prato e nossa alimentação diária, mais variado de nutrientes será o nosso dia a dia, contribuindo assim para a manutenção da saúde. Comece agora a consumir habitualmente esses alimentos e mantenha-os no seu cardápio o ano inteiro.

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Nutricionista CRN²- 10264 D Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Avaliação e Acompanhamento Nutricional Plano Alimentar Personalizado Reeducação Alimentar/ Emagrecimento / Ganho de massa magra / Performance Esportiva Fone: (51) 98081034

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