Vereador Patrício palestra no Projeto Cônego Profissionalizante em Formação

0
71

Aprender a enxergar um futuro que só depende de você mesmo. São ideias como essa que o empreendedorismo busca apresentar as nossas crianças e jovens. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, de cada dez empresas que abrem no Brasil, seis fecham antes de completar cinco anos. Motivos como a inaptidão dos empreendedores, a falta de conhecimento da área de atuação e as dificuldades para lidar com questões financeiras são alguns dos que interrompem os planos de muitos empresários. Em Canoas, um grande incentivador que luta pela implementação de questões sobre empreendedorismo dentro da sala de aula é o Vereador Patricio.

Segundo pesquisa feita por alunos da Ulbra Canoas, a economia de Canoas é muito desenvolvida, possuindo o segundo maior PIB do estado do Rio Grande do Sul. A base economia de Canoas está distribuída da seguinte forma: indústria: 68.4%, Comercio: 23.4% e Serviços: 8.2%. Neste mesmo estudo, os alunos pesquisaram a economia de dois grandes bairros da nossa cidade: Mathias Velho e Guajuviras. Isto é um exemplo de que ações empreendedoras de nossos moradores são reconhecidas e estão sendo até mesmo tema de pesquisa de uma das Universidades do município.

Defensor da causa do empreendedorismo, Vereador Patricio foi um dos palestrantes do projeto Cônego Profissionalizante em Formação, da Escola Estadual Cônego Leão. Para o vereador, o contato com o empreendedorismo na escola é importante, pois ajuda a formar cidadãos e profissionais comprometidos com a sociedade.      Defensor da implementação de conteúdos de empreendedorismo no âmbito escolar, Patricio destaca que esses temas podem formar uma geração de novos empresários mas também indivíduos que sejam proativos e criativos, capazes de criar suas oportunidades. Com a palestra ”Os Desafios do Século XXI para o Mercado de Trabalho”, destacou que oportunidade é essencial para crescer profissionalmente: ”Vou deixar uma dica para vocês que desejam entrar no mercado de trabalho ou empreender. As palavras chaves para o sucesso são: Informação e Oportunidade!”

Temas como a educação empreendedora ocupam um espaço importante na formação da nossa geração futura. Isso porque ela pode desenvolver algumas habilidades da sociedade contemporânea, como autonomia, capacidade de se adaptar a situações novas e criar soluções. A luta constante de Patricio é para que a vontade de empreender seja passada aos nossos estudantes canoenses assim como o desejo de que a Educação de Canoas acompanhe o desenvolvimento da economia.

Comentários no Facebook