XI Fórum de Turismo da Abrajet – SC

0
1108

O clima é agradável. As paisagens têm muito verde e muitas montanhas. Nas ruas o que se vê são pessoas de pele clara e cabelos loiros. Ali é Santa Catarina. Os contrastes geográficos e histórico-culturais privilegiam o turismo, são muitos os destinos, roteiros e programas. Nosso Fórum se desenrolou na Região Norte do Estado, mais precisamente no Vale do Contestado. Visitamos cidades como Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Três Barras, Porto União e Irineópolis região de povoação alemã, polonesa, italiana, russa e ucraniana. Os Belos e sinuosos caminhos conduzem o viajante pelo Vale do Contestado, uma vasta região de múltiplas paisagens, gentes e culturas. Neste roteiro as estradas oferecem um visual à parte, ora margeando plantações agrícolas e pomares, ora cortando matas. Há vezes em que o trajeto ganha maior ondulação, quando acompanha a geografia dos vales. Em outras, a topografia é de planalto, mas sempre nos apresentando um colorido exuberante.

Canoinhas

Com ruas bem traçadas, largas e longas, que rasgam as suaves colinas da região, a cidade teve seu desenvolvimento econômico impulsionado pela extração de erva mate. Atualmente outros produtos como milho, soja e feijão além da indústria de madeiras e beneficiamento de papel colaboram para a grandeza do município. A cidade foi um dos principais cenários da Guerra dos Contestados, sendo o ponto de concentração das tropas que defendiam o território Catarinense. Portugueses, espanhóis, alemães, poloneses, ucranianos, sírio-libaneses e italianos fazem a grande diversidade preservadas por associações culturais e grupos folclóricos.

Jantar de recepção oferecido pelo Restaurante Doces & Fricotes.

Aconchegante casa com gastronomia diversificada e diversos ambientes decorados com fricotes de vários locais do mundo e extremo bom gosto. A casa conta com o atendimento de seus proprietários.

Visita a Cervejaria Loeffler

Uma das Cervejarias artesanais mais antigas do Brasil fundada em 1908. Rupprecht Loeffler, filho do fundador e que faleceu aos 93 anos, dizia que um dos segredos da longevidade era beber diariamente a cerveja feita ali. Atualmente sua viúva Gerda Loeffler segue com a atividade comercial.

Abertura oficial do Fórum na Câmara Municipal

Jantar Restaurante Portal com Show do Grupo A Bella e os Feras

Recepção no Posto e Restaurante A Pwiedade

Visita a Ervateira Dranka

Recebidos pelos proprietários que mostraram aos visitantes os processos de industrialização da Erva Mate.

Itaiópolis

É o maior produtor de Pera de Santa Catarina, com paisagens rurais, com campos de araucárias e cachoeiras, apresenta bom potencial para o desenvolvimento do turismo. Tem como atrativo a Culinária as Igrejas e as construções de arquitetura alemã, polonesa e ucraniana.

Visita ao Gabinete do Prefeito Sr. José Heraldo

Centro Histórico e Cultural Casa Polaski

Na localidade de Alto Paraguaçu onde destacam-se os traços da cultura polonesa um conjunto tombado pelo Iphan.

Almoço Típico Polonês

Gastronomia Polonesa oferecida aos visitantes no Café Armazém do Neco.

Visita a Igreja Santo Estanislau

A maior construída por poloneses na América Latina, onde ainda hoje são celebradas missas no idioma dos imigrantes, a Igreja é tombada pelo Iphan.

Mafra

Mafra foi colonizada por imigrantes alemães a partir de 1829, seguidos pelos poloneses, ucranianos, italianos e bucovinos oriundos da Baviera sul da Alemanha. As tradições e culturas são mantidas por grupos folclóricos, como o Trier (alemão), o Boarischer Wind (bucovinos) e o Vesná (ucraniano). A região que teve seus caminhos abertos por tropeiros, abriga propriedades rurais, características que favorecem o turismo rural.

Visita ao Cempáleo UNC

Museu Antropológico da Terra e da Vida – exposição de fósseis e evidencias geológicas sobre o que aconteceu no Sul do Brasil a cerca de 300 milhões de anos atrás.

Três Barras

Foi nessa cidade que em 1910, instalou-se a empresa norte-americana Lumber, responsável pela exploração da faixa de terra ao longo da ferrovia construída pela Brazil Railway Company, um dos estopins da revolta da população que culminou com a Guerra dos Contestados.

Museu Histórico Municipal

Sediado na antiga estação ferroviária, guarda objetos, fotos e documentos relacionados à Guerra.

Porto União

O povoado foi iniciado em decorrência da posição estratégica, à beira da região mais rasa do Rio Iguaçu, escolhida pelos tropeiros para atravessar os rebanhos que eram conduzidos do Rio Grande do Sul a São Paulo no século XIX. Em 1917 após a Guerra do Contestado o município foi dividido em dois, Porto União do lado catarinense e União da Vitória no lado paranaense. A cidade abriga inúmeras atrações de cunho histórico e cultural. Erva mate, agricultura e industrialização de madeira são a base da economia.

Almoço na Pousada e Pesqueiro Recanto Bela Vista

Lugar ideal para você passar momentos inesquecíveis com a família e amigos. A pousada possui chalés com TV e banheiro, restaurante com as delicias feitas em fogão a lenha, piscinas aquecidas, toboágua, pesca, salão de jogos, quadra de futebol da areia além do atendimento por seus proprietários.

Visita ao Museu Salustiano Costa Junior

Local que preserva a herança cultural da cidade em rico acervo herdado dos colonizadores sírios, libaneses, alemães, ucranianos, poloneses e italianos.

Coquetel na empresa WW

Fabricante do famoso licor Steinhaeger. Em dezembro no Espaço Estação União ocorre na cidade a Festa do Steinhaeger e do Xixo.

Irineópolis

O turismo Rural começa a se desenvolver no município com algumas propriedades que abrem as porteiras para receber visitantes.

Visita A Estancia Hidromineral Águas de Valões

Sem dúvida este local está inserido nesta trilha do turismo com fonte de agua mineral alcalina bicarbonatada com uso principalmente para a pele e a beleza. Conta com hospedagem em bangalôs, salão de festas com biblioteca, campo de futebol suíço, quadra de vôlei, trilhas na natureza, piscina e SPA com os benefícios da agua mineral e restaurante. Paisagens deslumbrantes, mas principalmente com o carinho e a fidalguia de dona Léa sua proprietária.

Café Colonial

Com apresentação do Gaitista Paco Joe e degustação e brindes oferecidos por Cacau Lech.

Encerramento do Fórum

Os Jornalistas ficaram hospedados nos seguintes hotéis:
Petry Plaza Hotel – (47) 3621-6999 – www.petryplazahotel.com.br
Santa Catarina Plaza Hotel – (47) 3622-8400 – www.petryplazahotel.com.br
Flex Hotel – (47) 3622-0074 – www.hotelflex.co.br

Transportados por:
Viação Pizzatto- (47) 3622- 8665
Fênix Viagens e Turismo – (47) 3622 – 3429

A Fênix fez com a equipe de jornalistas da Abrajet a primeira viagem com o mais moderno Ônibus da Volvo. Um Show.

dsc00680

Comentários no Facebook